quinta-feira, 10 de março de 2011

SEQUENCIA DE BAIÕES

DANÇA DA MODA


                                      O Baião ou Baiano é uma dança brasileira do século XIX e sua origem é discutível, era executada pelo povo, e nos salões em acontecimentos sociais teve seu grande fluxo por volta de 1950. Em 1946, o Baião era revelado ao Brasil e ao mundo, justamente pela música intitulada “Baião” de autoria do pernambucano Luiz Gonzaga e do advogado cearense nascido em Iguatú Dr. Humberto Teixeira. Sambas, marchinhas, choros e outros produtos do Centro Cultural do Brasil, o Rio de Janeiro, dominava o mercado musical do país, mas o sucesso de Luiz Gonzaga com o ritmo binário do Baião foi tão grande que ele colocou o nordeste no mapa da MPB, e a partir de então o Baião deixou de ser um ritmo divulgado apenas no sertão nordestino, obtendo sucesso espantoso, que fez com que Luiz Gonzaga se tornasse o Rei do Baião. E ele foi além das fronteiras e passou a ser conhecido mundo à fora, e alcançou até mesmo cinemas americanos e desabrochou na Europa, com Ester de Abreu que fazia em Portugal o Baião ter sua cadência de ponta. E em 1950, nos Estados Unidos, Carmem Miranda grava “Carron Papá” Baião cantando aos quatro versos:
“Eu vou mostrar pra vocês,
Como se dança o Baião,
E quem quiser aprender,
Faz favor prestar atenção.”
O BAIÃO VAI

                     “Nos clubes e nas boates já nem me deixam mais entrar, só se curte Rock, Twist, Bolero e o Tcha-tcha-tcha, se eu tô sabendo disso é melhor me arretirá”. No final dos anos 50, o Baião entra numa fase de declínio, com a chegada da Bossa Nova e do Rock in holl, a classe média e as elites deixam o ritmo de lado sepultando assim o Baião.

“Pra onde tu vai Baião?
Eu vou sair por aí.
Mas por quê Baião?
Ninguém me quer mais aqui”.

                       Março de 1972, o auge da ditadura, Caetano e Gil voltando de um longo exílio em Londres, disseram publicamente que o Baião, através de Gonzaga era considerado um dos maiores gêneros musicais do país, e que havia chegado a hora de mostrá-lo através do Rei do Baião ao público jovem. E o Baião, na voz de Luiz Gonzaga, retorna aos palcos encantando e alegrando multidões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário