quinta-feira, 10 de março de 2011

SEQUENCIA DO PARÁ: LUNDUM - CARIMBÓ - XOTE BRAGANTINO

LUNDUN

Dança de origem africana, trazida para o Brasil na época da colonização pelos escravos. No estado do Pará, instalou-se na ilha de Marajó, sofrendo adaptações da região, principalmente na indumentária passando então a se chamar Lundun Marajoara. A dança possui um caráter sensual em que o homem tenta conquistar a mulher para um encontro sexual. Sua característica principal é marcada pelos grandes movimentos ondulares dos quadris, principalmente dos homens, que usam desse artifício, para seduzir sua parceira. Na época os escravos eram obrigados a executar esta dança para satisfazer o desejo de seus senhores

CARIMBÓ

Dança paraense criada pelos índios Tupinambás e incrementada pelo ritmo contagiante do batuque africano. A dança do Carimbó vem da expressão indígena CURIMBÓ, que são dois tambores formados por troncos de árvores escavados por dentro e revestidos em umas das pontas com de pele de animal silvestre, ficando responsável pela parte rítmica da dança. A palavra CARIMBÓ ou CURIMBÓ é derivada da linguagem indígena, cuja expressão CURI significa pau e IMBÓ significa oco ou furado, por tanto pau oco que produz som.

XOTE BRAGANTINO

Dança de origem escocesa, trazida para o Brasil pelos colonizadores, onde sofreu diversas adaptações nas regiões brasileiras. No estado do Pará, a dança foi trazida pelos portugueses e instalada no município de Bragança, sofrendo adaptações pelos escravos e integrando o conjunto folclórico de Marujada. Para o povo bragantino, o xote é motivo de orgulho, pois em uma festa em Bragança, o xote é executado repetidas vezes, valendo dizer a frase: “Festa sem xote não é festa”.

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